Dra. Maria Silvia Burnier

Vamos abordar o que exatamente é o xantelasma, por que ele ocorre e o que você pode fazer a respeito. Embora possam parecer assustadoras, essas manchas geralmente são inofensivas.

xantelasma em pálpebra superior

O que é o xantelasma?

Xantelasma é uma condição benigna caracterizada por placas amareladas na superfície da pele na região das pálpebras, geralmente mais próxima do nariz. Ocorre devido a um depósito de gordura e colesterol e é mais frequente em mulheres de meia-idade.

Dra. Maria Silvia Burnier é médica Oftalmologista com aperfeiçoamento em Plástica Ocular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tem experiência no tratamento do Xantelasma. Atende no consultório localizado no bairro Belvedere, na cidade de Belo Horizonte/MG.

Para agendar uma consulta com Oftalmologista com experiência em Plástica Ocular é importante saber se é credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO). O site da SBCPO é excelente para você verificar se o seu médico é credenciado nesta renomada sociedade.

A Dra. Maria Silvia Burnier é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO) e realizou o seu aperfeiçoamento na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição credenciada pela SBCPO.

Quais são as causas?

Os xantelasmas estão frequentemente associados a níveis elevados de colesterol no sangue, sendo este o principal fator de risco. Entretanto, algumas pessoas podem apresentar o xantelasma sem terem níveis elevados de colesterol e ter uma causa desconhecida para esta condição.

Xantelasma é um sinal de alarme?

Se o paciente apresentar colesterol alto, é importante fazer uma avaliação clínica e cardiológica visto que pode estar associado a risco aumentado para diversas doenças vasculares, incluindo o infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Quais são os sintomas?

A principal queixa das pessoas que possuem xantelasma é estética, sendo notados ao olhar no espelho ou por pessoas próximas. Não causam dor ou desconforto. Em alguns casos, podem crescer e ocupar grande extensão na região das pálpebras, podendo interferir na autoestima e convívio social do paciente.

xantelasma extenso em pálpebras superiores e inferiores

Como é feito o tratamento?

O tratamento de xantelasmas é frequentemente realizado por razões estéticas, quando desejado pelo paciente. Uma avaliação especializada pode indicar tratamento com laser, ácidos ou cirurgia para remoção do xantelasma. Diversas técnicas cirúrgicas podem ser empregadas, de acordo com a extensão, localização e preferência do paciente. Em casos específicos, pode estar associada à cirurgia de blefaroplastia.

Assim que notar a lesão é importante passar por avaliação com profissional qualificado para indicar o melhor tratamento para o seu caso e evitar efeitos indesejados. Independentemente da escolha do tipo de tratamento, a remoção não garante que os xantelasmas não voltem a ocorrer, uma vez que não atuam na sua causa, mas sim diretamente nas placas de depósito de gordura.

É possível prevenir o xantelasma?

Manter um estilo de vida saudável, com uma dieta equilibrada e exercícios regulares, pode ajudar a controlar os níveis de colesterol e, potencialmente, reduzir o risco de desenvolver xantelasmas.

prática de exercício físico
alimentação saudável

Conclusão

Xantelasma pode parecer preocupante à primeira vista, mas geralmente não é motivo para grande alarme. Se você notar essas manchas, é aconselhável procurar um profissional habilitado, como o oftalmologista com experiência em cirurgia palpebral, para uma avaliação adequada. Além disso, manter hábitos de vida saudáveis pode contribuir no controle do colesterol e, consequentemente, dessa condição.

Não deixe de manter acompanhamento regular com seus médicos de preferência.

Leia também:

Fonte:

A Dra. Maria Silvia Burnier é médica oftalmologista com experiência em cirurgia plástica ocular e das vias lacrimais. Atende no consultório localizado no bairro Belvedere, na cidade de Belo Horizonte/MG.

Para mais informações, agende sua consulta:

(31) 3090-2447

(31) 98352-9240

(31) 99658-1244

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *