Dra. Maria Silvia Burnier

pálpebra caída, ptose palpebral

O que são pálpebras caídas?

As pálpebras caídas, também conhecidas como ptose palpebral, são uma condição em que a borda da pálpebra superior se encontra em uma posição mais baixa do deveria estar.

Pode afetar um ou ambos os olhos e pode variar em gravidade, desde uma leve descida até a incapacidade de abrir adequadamente os olhos, podendo nos casos graves cobrir o eixo visual.

Dra. Maria Silvia Burnier é Médica Oftalmologista com aperfeiçoamento em Plástica Ocular pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tem experiência no tratamento de pálpebras caídas (Ptose Palpebral) . Atende no consultório localizado no bairro Belvedere, na cidade de Belo Horizonte/MG.

Para agendar uma consulta com Oftalmologista com experiência em Plástica Ocular é importante saber se é credenciado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO). O site da SBCPO é excelente para você verificar se o seu médico é credenciado nesta renomada sociedade.

A Dra. Maria Silvia Burnier é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular (SBCPO) e realizou o seu aperfeiçoamento na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), instituição credenciada pela SBCPO.

ptose no adulto
ptose na criança

Quais são as principais causas das pálpebras caídas?

1. Idade: com o processo de envelhecimento, ocorre uma fraqueza de parte da musculatura que promove a elevação da pálpebra superior, sendo a causa mais frequente em adultos/ idosos;

2. Congênita: desde os primeiros meses de vida pode haver surgimento da ptose palpebral, geralmente por distrofia de um dos músculos que elevam a pálpebra superior. Esta é a principal causa de pálpebras caídas na infância, podendo ocorrer isoladamente ou associada a síndromes genéticas.

3. Doenças Neuromusculares: diversas doenças neuromusculares podem cursar com pálpebras caídas, como a Miastenia Gravis, Distrofia miotônica, Miopatia mitocondrial e Oftalmoplegia Externa Progressiva. Frequentemente estas condições requerem tratamento multidisciplinar.

4. Doenças Neurológicas: Qualquer alteração na inervação da pálpebra superior pode levar a sua queda. Geralmente estes quadros são manejados em conjunto com o neurologista.

5. Traumas, inflamações ou cirurgias prévias: danos aos músculos ou nervos podem levar a pálpebras caídas. Cicatrizes também podem contribuir na perda da mobilidade palpebral.

6. Tumores: podem gerar um efeito mecânico, “pesando” as pálpebras e alterando a sua posição. Tumores que comprimem os nervos da região também podem ser uma causa.

7. Uso de lente de contato, e entre outras causas.

Como descobrir se as pálpebras estão caídas?

Em casos acentuados é nítida a queda palpebral à observação a olho nu, porém em casos leves um exame com a medida da altura da pálpebra, realizado em consultório, pode elucidar o quadro.

Na avaliação da ptose palpebral é de suma importância verificar a gravidade da ptose e a função do músculo levantador da pálpebra superior, que indica, em milímetros, a excursão total da pálpebra superior, Outros aspectos do exame são: a resposta ao teste de fenilefrina, pesquisa de fenômeno de Bell e avaliação da superfície ocular.

Quais são os principais sinais e sintomas das pálpebras caídas?

  • Estética;
  • Redução do campo visual;
  • Peso nas pálpebras;
  • Dificuldade em abrir os olhos.

Alguns pacientes podem tentar compensar a queda das pálpebras com a utilização da musculatura da região da testa e/ou adotando posição da cabeça com elevação do queixo, na tentativa de melhorar o eixo visual.

medida da altura palpebral, exame das pálpebras

 

Quais são os principais sinais e sintomas das pálpebras caídas?

  • Estética;
  • Redução do campo visual;
  • Peso nas pálpebras;
  • Dificuldade em abrir os olhos.

Alguns pacientes podem tentar compensar a queda das pálpebras com a utilização da musculatura da região da testa e/ou adotando posição da cabeça com elevação do queixo, na tentativa de melhorar o eixo visual.

tentativa de compensar ptose com musculo frontal sem sucesso

Qual é o tratamento para as pálpebras caídas?

A indicação de cirurgia depende da gravidade, do tipo da ptose, da função do músculo elevador da pálpebra superior e entre outros fatores. Diversas técnicas cirúrgicas podem ser empregadas, havendo possibilidade de realizar a correção da ptose palpebral sem deixar cicatrizes aparentes em casos específicos.

Casos mais leves de pálpebras caídas podem ser acompanhados para avaliar necessidade ou não de cirurgia.

pálpebras caídas, correção de ptose palpebral

Existe algum remédio para as pálpebras caídas?

Na maioria dos casos não, porém em casos selecionados existem alguns colírios que tem efeito temporário e podem ajudar quando as pálpebras estão um pouco caídas. Sempre necessária avaliação criteriosa por profissional capacitado para indicação do tratamento mais adequado.

 

aviso importante

Pálpebras caídas: pode ser perigoso?

Atenção: se ocorrer uma queda súbita da pálpebra com alteração da pupila (“menina dos olhos”), você deve procurar imediatamente o pronto atendimento para avaliação e conduta.

Procure um profissional habilitado para acompanhamento do seu caso em específico.

Leia também:

 

Fonte:

 

A Dra. Maria Silvia Burnier é médica oftalmologista com experiência em cirurgia plástica ocular e das vias lacrimais. Atende no consultório localizado no bairro Belvedere, na cidade de Belo Horizonte/MG.

Para mais informações, agende sua consulta:

(31) 3090-2447

(31) 98352-9240

(31) 99658-1244

2 respostas

  1. Estou com ptoze no olho direito já passei por muita piadas de mal gosto geração discriminação gostaria de saber o valor da cirurgia por favor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *